sábado, 14 de junho de 2008

Diferenças e semelhanças entre Lula e Obama !


Nunca tinha sofrido de falta de inspiração para escrever, claro, não tinha o costume de escrever, hummmm.... Vamos lá. Hoje, lendo uma reportagem sobre Barack Obama, percebi que ele e o Lula têm algumas características em comum, poucas na verdade.

Lula nasceu em uma família pobre, como ele mesmo disse uma vez :" minha mãe nasceu analfabeta" Por coincidência, a mãe do Barack também, assim como a minha e a sua, estudou em escola pública no primeiro grau, não o concluiu, largou o estudo para trabalhar, trabalhar ???? Digamos que tentou, pois como sabemos, no início de sua carreira de metalúrgico perdeu um dedo, aposentando-se antes dos 25 e virando líder sindical. (isso que o Paulinho da força era antes de ser deputado Federal).

Barack é filho de um queniano e de uma americana, o pai o abandonou com dois anos, a mãe casou-se novamente, dessa vez com um indonésio, arrastando-o para a Indonésia. Aos 10 anos ele voltou ao Havaí, onde nascera, para viver com os avós maternos. A trajetória é sob medida para um futuro consumidor de crack ou "líder sindical", mas ao invés disso, ele se forma em Colúmbia e depois em Harvard, elegendo-se aos 35 para o Legislativo estadual, aos 43 para o Senado e aos 46 vira candidato a presidente.

Sem dúvida nenhuma são duas biografias interessantes, Lula assumiu o Brasil em uma época favorável economicamente, Barack assumirá durante umas das maiores recessões da história americana. Lula é bem intencionado, mas cercado por sangue-sugas petistas que mancham sua trajetória dia após dia, Barack terá que arrumar a casa e dar uma jeito na guerra sem fim do Iraque. Lula elegeu-se presidente em um país receoso com os "esquerdistas", mas que descobriu que no poder, o esquerdista não era esquerdista. Barack será o primeiro negro a presidir os EUA, país cuja crônica incluía até pouco tempo a proibição dos casamentos mistos, a Ku Klux Klan, sem falar nos jardins públicos onde eram proibidos negros e animais.

Os dois tem méritos, sorte e a chance de construir uma história política admirável, Barack concertando os equívocos cometidos por Bush, Lula esquecendo definitivamente a história do 3º mandato.

Nenhum comentário: